Jogo do Mata

Picture
Espa├žo de Jogo
Número de jogadores:
Mínimo 4

Material:
Bola ou algo mole que se possa lançar
 
DESCRIÇÃO E PRINCÍPIOS DE JOGO:
(mais importantes, podendo ser criadas novas e adaptadas as presentes)


- Duas equipas (A e B) com igual número de jogadores, jogam uma contra a outra, num espaço delimitado, 2 meios campos e 2 zonas para o "piolho".

- Cada equipa coloca-se no seu meio-campo (CA e CB), com excepção de um jogador que se coloca no respectivo "piolho" (“zona de reserva" ou "campo dos mortos”), na figura, PA e PB.

- Após trocar a bola através de passe entre os jogadores de campo e o que se encontra no "piolho", cada equipa procura atingir com a bola ("matar") todos os jogadores adversários.

- A bola é jogada com as mãos.
- O jogo tem início com uma equipa de posse da bola, que a troca através de passes com o jogador que se encontra no seu "piolho", procurando uma boa situação para "matar" (atingir directamente com a bola) os adversários que se encontram no seu meio campo.

- Qualquer jogador, que se encontre no campo principal ou no “piolho”, pode "matar".

- Só se pode "matar" quando a bola for agarrada sem tocar antes no chão ou em qualquer obstáculo.

- Os jogadores adversários que se encontram na zona principal do campo, tentam esquivar-se do remate adversário ou agarrar a bola sem a deixar cair no chão. Se a conseguir agarrar, pode de imediato tentar "matar" os jogadores da outra equipa.

- O jogador que é "morto" vai para o "piolho". Os jogadores "mortos" permanecem na "zona de reserva" até ao final do jogo. O primeiro jogador a ser morto substitui o jogador que lá se encontra desde o início do jogo.

- O jogador morto fica em posse da bola e reinicia o jogo do piolho, podendo na sua primeira acção matar o seu adversário.